Monday 19 July 2010

Nr. 3: A melhor mousse de chocolate do mundo



Se calhar quando as minhas irmãs crescerem, a minha mãe se calhar já se terá esquecido de como cozinhávamos antes da Bimby (pronto, estou a ser mázinha), mas a mousse de chocolate de mi madrecita sempre foi imbatível e nunca provei nada que lhe chegasse aos calcanhares. Mas o melhor de tudo é que o único segredo é a sua absoluta simplicidade:


250 gramas de chocolate
5 ovos
5 colheres de sopa de açucar
2 colheres de sopa de manteiga

Derrete-se o chocolate (agora uso chocolate negro, quanto mais puro melhor, mas a verdadeira, a da minha infância, sabe a chocolate de culinária) com a manteiga (poupar em qualquer outra coisa que não estas duas colheres bem cheias de manteiga verdadeira, que é que vai, ao solidificar, criar aquelas bolhinhas maravilhosas e aquela aparência texturada que se torna num creme maravilhoso mal chega à boa). Batem-se as gemas com o açucar, junta-se ao chocolate e à manteiga já mornos, bate-se as claras e envolve-se com cuidado.

Há receitas para todos os gostos (eu gosto bastante menos das que levam natas) e a minha mãe entretanto corta nas gemas e acrescenta claras em substituição mas esta é a minha receita de sucesso. Uma das coisas mais simples que sei fazer e uma das mais maravilhosas. E como a minha mãe a partilha como se nada fosse, também eu a publico para consumo público. Porque muitas vezes as coisas mais simples são as melhores.


No comments:

Post a Comment